A aquisição de equipamentos destinados à operação logística deve ser avaliada com atenção. Essa recomendação deve ser encarada com ainda mais seriedade quando se trata de baú para caminhão.
Afinal, essa é a parte destinada ao acondicionamento da carga, sendo responsável por otimizar o transporte. Por esse motivo, o gestor deve ter conhecimento sobre os tipos de baú disponíveis e suas aplicações para tomar a melhor decisão possível.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo com orientações para facilitar o processo de compra e de obtenção de resultados positivos. Confira!
Os tipos de carroceria mais utilizados
Em termos simples, a carroceria é a parte do veículo na qual a carga é transportada. As suas dimensões e formatos podem variar significativamente de acordo com o material a ser embarcado.
Por esse motivo, é importante que os profissionais da área estejam cientes dos tipos de carroceria mais comuns associados à logística rodoviária.
Plataforma
Esse é um modelo que permite o transporte de outro veículo. É frequentemente visto na função de reboque ou socorro para carros danificados ou apreendidos.
Porta contêiner
Essa versão foi desenvolvida para o uso de contêineres ou cargas de grande porte e volume, como peças de aeronaves.
Baú
É frequentemente utilizado para a movimentação de cargas que requerem proteção contra o ambiente externo. Existem diversos modelos dentro dessa categoria, como o Sider, que é muito usado para o transporte de bebidas. A sua principal característica é a lateral revestida de lona, que facilita a abertura do compartimento e o desembarque dos engradados ou paletes.
Tanque
Esse também é um modelo muito comum, cuja carroceria é construída em forma de um reservatório fechado, que possibilita a movimentação de:
água;
produtos químicos;
gases comprimidos;
derivados do petróleo.
Semirreboque
Essa versão de carroceria é adaptada para o acoplamento de carretas de diversos tipos e tamanhos. Esse equipamento é conhecido por sua versatilidade, pois possibilita a troca de carroceria de acordo com a necessidade.
Caçamba
É utilizado para o transporte de mercadorias a granel, cujo processo de descarga vale-se de portas com funcionamento basculante. Ou seja, a porta é erguida para possibilitar o despejo da carga no local de destino.
Aberto
Esse é um dos modelos mais comuns que podem ser vistos em circulação nas estradas. Em geral, carrega pequenos volumes e caixas que podem ser empilhadas. Além disso, quando há necessidade de proteção adicional, uma lona pode ser amarrada na parte superior.
Refrigerado
O seu uso é possibilitado por equipamentos que permitem controlar a temperatura interna do baú e selar as suas aberturas para evitar a deterioração. Com isso, é possível transportar produtos perecíveis, com segurança, no compartimento de carga.
Existem dois tipos de acordo com a temperatura mantida:
frigorífico — é um equipamento cuja refrigeração varia entre -15° C e -20° C, para a movimentação de carnes, frangos, peixes e pães congelados;
refrigerado — é o aparelho que mantém a temperatura entre 0 e -10°C, para cargas que incluem gêneros alimentícios como os laticínios.
Graneleiro ou silo
Esse é um modelo de uso específico para produtos que podem ser adquiridos a granel, desde grãos até cimento e areia para construção civil. O seu funcionamento depende da portinhola e da inclinação do baú para o despejo da carga com o auxílio da gravidade.
Especiais
Essa modalidade de baú é a dos caminhões-cegonha, projetados para o transporte de veículos. Também pode incluir veículos que têm constituição reforçada e um guindaste acoplado para a movimentação de cargas pesadas.
Os melhores materiais do baú para caminhão
Os baús de caminhão podem ser feitos de aço, madeira e alumínio. São melhorados a cada ano, já que é constante a busca por resistência, durabilidade e design. Veja quais os materiais mais utilizados e como eles podem ser combinados para aumentar a eficiência do transporte de cargas pelo país.
Alumínio
O alumínio apresenta as seguintes características, quando comparado ao aço:
é mais leve — por apresentar peso estrutural menor, a tara (peso do veículo sem carga) é reduzida, o que permite maior capacidade de carga;
é mais durável — mais resistente à corrosão;
é econômico — exige menos manutenção, menor consumo de combustíveis e lubrificantes e menor desgaste de pneus e de peças.
Isolamento térmico
Algumas cargas exigem conservação mais efetiva, como é o caso de produtos perecíveis, carnes, frutas, legumes e medicamentos. Para garantir as condições e propriedades desse tipo de produto, são construídos baús com revestimentos isotérmicos.
Os materiais mais utilizados para o isolamento térmico de baús é o poliuretano, aplicado nas laterais, no piso e no teto da carroceria. Alguns veículos também são equipados com soluções de refrigeração, que mantêm adequada a temperatura de todo o baú durante o transporte.
Vinil
Carrocerias próprias para o transporte de cargas paletizadas também têm laterais em vinil, para facilitar a abertura e as operações de carga e descarga dos produtos. Esse tipo de baú para caminhão é mais utilizado para o transporte de carros e produtos de higiene e limpeza.
Madeira
A madeira já não é tão utilizada, por questões de contaminação e de preservação ambiental, mas é um item que ainda pode ser encontrado em ripas nas laterais e teto dos baús, para facilitar a amarração da carga. Em alguns veículos, essas ripas são substituídas por perfis de aço galvanizado, que são ainda mais leves e resistentes.
Os cuidados necessários para a manutenção do baú para caminhão
Instalação
A instalação no chassi do caminhão deve obedecer às medidas proporcionais do veículo e ao limite de carga estabelecido para o caminhão. Deve considerar, ainda, o comprimento total do baú com o balanço traseiro e medidas de entre-eixo, para que o caminhão carregado esteja em seu ponto de equilíbrio.
Se essa instalação estiver errada, o baú e o caminhão podem ser danificados, principalmente pela forma irregular com que a distribuição de peso será viabilizada.
Manutenção básica
Alguns cuidados devem ser feitos para a manutenção do baú para caminhão:
reapertar os grampos ou fixadores;
fixar as ripas internas;
reparar a borracha das portas;
revisar a parte elétrica;
conferir a sinalização e realizar troca das faixas refletivas;
pintar partes enferrujadas;
conferir a vedação do teto.
A lavagem deve ser feita periodicamente, tanto da parte interna quanto da externa. Para inibir a corrosão, todas as áreas devem estar secas após a lavagem, principalmente os perfis das laterais. Não utilize lonas para cobrir o baú ou fitas de manta asfáltica para solucionar de forma permanente os problemas de vazamento. Nesses casos, é preciso aplicar a massa de vedação própria para baú.